PRÉ-ESCOLAR
A educação pré-escolar, é complementar da ação educativa da família, com a qual estabelece estreita cooperação.
Os objetivos gerais da educação pré-escolar são:
- estimular as capacidades de cada criança,
- favorecer a sua formação e o desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades,
- contribuir para a estabilidade e segurança afetiva da criança,
- favorecer a observação e a compreensão do meio natural e humano para melhor integração e participação da criança,
- desenvolver a formação moral da criança e o sentido da responsabilidade, associado ao da liberdade,
- fomentar a integração da criança em grupos sociais diversos, complementares da família, tendo em vista o desenvolvimento da sociabilidade,
- desenvolver as capacidades de expressão e comunicação da criança, assim como a imaginação criativa,
- estimular atividade lúdica,
- incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde pessoal e coletiva,
- proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.
No Jardim de Infância da Cáritas Diocesana de Bragança- Miranda a base do nosso trabalho é a pedagogia de projeto, porque acreditamos que as crianças nesta pedagogia desempenham um papel ativo na construção do seu desenvolvimento e da sua aprendizagem. No decorrer do projeto a criança tem um papel ativo: formula hipóteses, procura informação necessária e reflete sobre ela, com a supervisão e apoio do educador e ainda com a colaboração da família.
Os principais objetivos que orientam a elaboração e implementação do Projeto pedagógico são: alargar os conhecimentos das crianças e de toda a comunidade educativa, articulando os vários domínios do saber visando sempre o desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças.
Na Cáritas temos três salas de pré-escolar tuteladas pelo Ministério da Educação:
- SALA VERDE- 3 ANOS
- SALA LARANJA – 4 ANOS
- SALA AMARELA – 5 ANOS
Cada uma destas salas tem 25 crianças.
As salas estão divididas por áreas para facilitar o desenvolvimento das diferentes competências e tem material adequado e ajustado a cada grupo etário.
Cada sala tem uma educadora de infância e uma auxiliar de ação educativa.