Solidariedade com Jovens
Todos os anos vários jovens africanos deixam os seus países, familiares e amigos para virem estudar para Portugal, com o objetivo de obter uma formação necessária e fundamental para construírem um futuro melhor.
Acabam por se deparar com uma série de entraves que põe em causa os seus rendimentos nos estudos, e, este ano, a dificuldade é maior devido à pandemia COVID-19.
Muitos destes jovens que estudam nos Politécnicos e nas Universidades de norte a sul do país, estão a passar por momentos difíceis a todos os níveis, desde alimentação, alojamento (rendas), saúde, e até nos processos de autorização de residência.
Os apoios familiares já difíceis, desaparecem.
Deste modo, as Associações de Estudantes Africanos em Portugal (de diferentes Politécnicos e Universidades) decidiram unir-se lançando o projeto “Rede Solidária de Estudantes Africanos em Portugal”, que visa obter os apoios necessários através de campanhas de angariação de fundos ou bens, como forma de minimizar as dificuldades destes jovens estudantes.
A Cáritas Diocesana de Bragança, o Instituto Politécnico de Bragança e a ONGD – Na Rota dos Povos são parceiros neste projeto como forma de ajudar este jovens estudantes.