Grupos Paroquiais da Cáritas
Através da criação de grupos paroquiais, pretende-se contribuir para que a Cáritas encontre maior expressão nas comunidades cristãs, de modo a serem testemunho inequívoco da ternura de Deus.
Os grupos paroquiais são compostos por voluntários, nas respetivas comunidades paroquiais, desenvolvendo projetos de ação social com o apoio da Cáritas Diocesana.
“Cada paróquia cuide dos seus pobres” dizia o P. Américo. O Programa + Próximo tem sido o catalisador desta opção estratégica da Cáritas para os próximos anos. Desdobrando-se em atividades transversais para sensibilizar e envolver as comunidades cristãs na organização da pastoral social, sempre através das equipas das Cáritas Diocesanas, este programa tem três grandes objetivos: (1) o reforço das competências dos agentes de ação social, (2) a criação e animação de grupos nas comunidades paroquiais e (3) a melhor cooperação entre os diferentes organismos e movimentos de ação social e caritativa.” (Cáritas Portuguesa)
Grupos criados até fevereiro de 2018
- Grupo Cáritas – Paróquia de Torre de Moncorvo
- Grupo Cáritas – Unidade Pastoral de Ansiães
- Grupo Cáritas – Paróquia de São João Baptista da Sé
- Grupo Cáritas – Paróquia de Argozelo
- Grupo Cáritas – Unidade Pastoral de São Bento
- Grupo Cáritas – Unidade Pastoral Divino Espírito Santo.
Apoio Penitenciário
A Cáritas desenvolve atividades em cooperação com o Serviço Diocesano de Pastoral Penitenciária da Diocese de Bragança-Miranda nos Estabelecimentos Prisionais de Bragança e Izeda. O objectivo deste trabalho é promover a recuperação humana e reinserção social da população reclusa e ex-reclusa da Diocese.
Apoio à Integração dos Migrantes
Os migrantes estão entre nós, é necessário trabalhar para a integração positiva, promovendo a “cultura do encontro” entre os migrantes e as comunidades de acolhimento. Aprendemos uns com os outros com base na proximidade e diálogo.
A Cáritas Diocesana e os Grupos Paroquiais Cáritas oferecem apoios diversos à população migrante da Diocese.
Voluntariado de Proximidade
A ação da Cáritas não é possível sem a colaboração conjunta de profissionais e voluntários para o apoio de pessoas em situação de necessidade.
Este programa tem como finalidade a formação e promoção do voluntariado social, dando especial atenção à presença intergeracional e intercultural, fomentando uma atitude solidária na nossa sociedade.
Ações de Promoção e Desenvolvimento Integral
A Cáritas promove a participação das pessoas vulneráveis ou em exclusão nos seus processos de Desenvolvimento Integral.
Campanhas Solidárias/Ações de Sensibilização
A Cáritas sensibiliza a sociedade para as causas da pobreza, exclusão e promoção social, mobilizando as comunidades para o seu combate, através de campanhas solidárias e ações de sensibilização.